Solange Farkas integra Júri da Bienal Africana de Fotografia
A convite da diretora artística desta edição, a nigeriana Bisi Silva, Solange Farkas faz parte do júri da 10ª Bienal Africana de Fotografia – Rencontres de Bamako. Depois de uma pausa de quatro anos, o evento volta a ocupar a capital do Mali de 31 de outubro a 31 de dezembro.
Além da exposição pan-africana, que reúne 39 artistas selecionados por meio de uma convocatória pública, a Bienal apresenta exposições temáticas e monográficas, oficinas e palestras que, segundo Silva, “expandem as possibilidades discursivas em torno da noção de tempo”. Parte da programação é voltada à arte dos países lusófonos e homenageia, entre outros, o artista Ayrson Heráclito, presença marcada nos festivais e no acervo do Videobrasil. O vídeo Funfun (2012), que rendeu ao artista um prêmio de residência do 18º Festival, é apresentada da exposição
Em 2011, Bisi Silva esteve na cidade de São Paulo a convite do 17º Festival promovido pelo Videobrasil e pelo Sesc São Paulo. Na ocasião, a curadora conversou com o público sobre o papel das ações curatoriais na criação de novos mapeamentos para a produção do Sul.
Rencontres de Bamako — Telling Time
de 31 de outubro a 31 de dezembro de 2015
diversas localidades | Bamako, Mali
www.rencontres-bamako.com