O Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil tem atuação pioneira na promoção de intercâmbios artísticos internacionais. A cada edição, o Festival concede aos artistas vencedores residências em instituições parceiras ao redor do mundo.
A iniciativa começou na sétima edição do Festival, em 1989, contemplando a artista Sandra Kogut com prêmio para realização de pesquisas no Centre Internationale de Vidéo Création (CICV), na França. Esse intercâmbio permitiu a realização de Parabolic People – obra referencial na videoarte brasileira e mundial. Naquele momento, o modelo de intercâmbio e pesquisa em residência artística era pouco difundido e o Videobrasil teve papel fundamental em sua implementação.
A partir de 1990, graças às parcerias estabelecidas desde a internacionalização do Festival, em 1989, o Videobrasil passou a conceder prêmios de residência artística de maneira regular. Uma década mais tarde, esse formato se consolida com o estabelecimento de uma rede dinâmica e rotativa de parceiros. Até hoje, mais de 50 artistas se beneficiaram das residências concedidas pela instituição.