O quinto Caderno Sesc_Videobrasil articula ensaios inéditos, excertos de obras e um manifesto em torno de um eixo temático que se relaciona ao feminino e a seus reflexos na cultura e na intimidade. A “escandalosa lucidez” diante da morte da mãe, que está na origem da Série Trágica de Flávio de Carvalho, é o tema do ensaio de Eliane Robert Moraes, e de Pas pu saisir la mort, de Sophie Calle, entrevistada por Lagnado. As indagações de Simone de Beauvoir em O segundo sexo (1949) são contrapostas à Declaração da Assembleia de Mulheres do Fórum Social Mundial 2009, que associa feminismo à luta “contra o sistema patriarcal capitalista globalizado”. A função política do ensino da arte é abordada na entrevista das colombianas Beatriz González e María Angélica Medina a María Inés Rodríguez. As identidades coloniais são o tema da obra de Christine Meisner e do prefácio de Lucas Bambozzi e Daniela Castro.

Editora: Lisette Lagnado
Coordenação editorial: Ana Pato e Solange Farkas
Projeto gráfico: Angela Detanico e Rafael Lain
Colaboradores: Assembleia de Mulheres, Christine Meisner, Daniela Castro, Eliane Robert Moraes, Fórum Social Mundial 2009, Lisette Lagnado, Lucas Bambozzi, María Inés Rodríguez.

Edições Sesc-SP e Associação Cultural Videobrasil, 2009, 144 páginas, português/inglês, largura: 18,5 cm, altura: 23,5 cm.
ISSN 1983-3881.

Acesse o PDF.