Janaina Wagner tem estreia no MASP
Fruto de residência artística concedida na Bienal Videobrasil, trabalho de Janaina Wagner estreia no MASP
Até 30 de março, quem passeia pela Avenida Paulista tem a oportunidade de visitar a “Sala de Vídeo: Janaina Wagner”, no MASP. A mostra marca a estreia de “Quando o segundo sol chegar / um cometa nos teus olhos”, trabalho desenvolvido pela artista brasileira durante residência artística em parceria com a Associação Cultural Videobrasil. A videoinstalação em dois canais é exibida junto a dois outros trabalhos de Wagner, também filmados na BR-230: “Quebrante” (2024) e “Curupira e a máquina do destino” (2021), que exploram o impacto da Rodovia Transamazônica no meio ambiente e no cotidiano das populações locais.
“Quando o segundo sol chegar / um cometa nos teus olhos” foi criado a partir de investigações e experimentações em residência artística no Centro Cultural do Cariri, concedida à Wagner como prêmio pela sua participação na 22ª Bienal Sesc_Videobrasil.
O novo trabalho fabula a aproximação de um segundo Sol e anuncia catástrofe causada pela crise climática. “Dentro da realidade atual onde a crise climática do Capitaloceno e a Solastalgia derivada do mesmo operam como iminentes anunciações de catástrofe, a chegada de um Segundo Sol toca a angústia de futuro tão presente nas conversas e imaginários dos viventes contemporâneos: o medo e o delírio”, explica a artista.
Durante a residência, Janaina Wagner compartilhou com a Videobrasil detalhes do processo de criação. Este material está disponível no blog In Residence.