Reunião International Biennial Association

A+ a-
postado em 20/09/2023

Solange Farkas é nomeada para o Board da International Biennial Association pela terceira vez

Diretores de bienais de arte de todo o globo se reuniram no Brasil, no início de setembro, para uma das reuniões anuais da International Biennial Association (IBA). Criada com o objetivo de possibilitar a troca de saberes e informações entre instituições e profissionais que planejam e curam eventos periódicos, a IBA propõe-se como um centro de produção discursiva multidisciplinar, que dialoga a pesquisa e a prática do mundo da arte contemporânea. Com a presença de Hoor Al Qasimi, presidente da associação, o encontro foi marcado pelas nomeações dos membros do Board; dentre elas, a terceira nomeação de Solange Oliveira Farkas, diretora artística da Bienal Sesc_Videobrasil e fundadora da Associação Cultural Videobrasil. 

Responsável por conduzir pesquisas para estabelecer as novas ações da IBA, aprovar orçamentos e propostas e definir os rumos da associação, o Board é um comitê executivo formado por importantes nomes da arte contemporânea internacional.  

Farkas é membro dessa equipe desde o início da gestão presidida por Hoor Al Qasimi e atualmente trabalha ao lado de Aki Hoashi (Trienal de Yokohama), Alia Swatiska (Bienal de Jogja), Alisa Prudnikova (Bienal Industrial de Arte Contemporânea dos Urais), Barbara Moore (Bienal de Sydney), Christine Tohme (Ashkal Alwan - Associação Libanesa de Artes Plásticas), Enrique Rivera (Bienal de Media Arts de Santiago), Lassana Igo Diarra (Rencontres de Bamako - Biennale Africaine de la Photographie), Nevenka Šivavec (Bienal de Artes Gráficas de Liubliana), Samantha Lackey (Bienal de Liverpool). Já a diretoria executiva da IBA é formada por Hoor Al Qasimi (Sharjah Art Foundation), Bige Örer (Bienal de Istanbul) e Gabriele Horn (Bienal de Arte Contemporânea de Berlim).

Solange Farkas conduziu, então, uma visita dos membros da International Biennal Association ao escritório da Associação Cultural Videobrasil, a fim de apresentar os conceitos que guiam a 22ª bienal. Esta edição abre suas portas em 18 de outubro de 2023 no Sesc 24 de Maio, em São Paulo (Brasil). 

Intitulada A memória é uma ilha de edição, a bienal é composta por três eixos: uma exposição principal, que reúne artistas de 38 países, um amplo cronograma de Programas Públicos e o projeto Especial 40 anos. Este último, com curadoria de Alessandra Bergamaschi e Eduardo de Jesus, consiste em uma imersão no Acervo Histórico Videobrasil. O projeto revisita a história do vídeo e da arte eletrônica e celebra as quatro décadas desde a realização do primeiro Festival Videobrasil (1983), que deu origem à atual bienal.  

Na sequência do encontro, os membros da IBA puderam compreender em profundidade a concepção do Especial 40 anos. Conduzidos por Alessandra Bergamaschi, conversaram sobre o processo de pesquisa, o planejamento da mostra e tiveram uma prévia do que poderá ser visto no Sesc 24 de Maio a partir de 18 de outubro.


Imagens: B Paolucci